Certamente já ouviu falar nos benefícios do vinho para a saúde, mas sabe quais eles são? Passamos a explicar…
Diversos estudos mostram que existe uma correlação entre o consumo moderado de vinho tinto e uma melhor saúde cardíaca. No entanto, esta ligação ainda não é completamente compreendida, já que os profissionais de saúde ainda não conseguem decifrar exatamente o que faz bem à saúde, se são os antioxidantes presentes no vinho, o próprio álcool ou uma mistura dos dois. Vários estudos mostram que quantidades moderadas de qualquer tipo de álcool, como cerveja, vinho branco ou bebidas espirituosas, é benéfico para a saúde cardíaca, já que este:
– Aumenta o nível de colesterol HLD (o “bom” colesterol); – Reduz a formação de coágulos sanguíneos; – Ajuda a prevenir danos ás artérias causados pelo colesterol LDL (o “mau” colesterol); – Pode aumentar a função das células que revestem os vasos sanguíneos.
Quando consumido em moderação, o vinho tinto ajuda a prevenir doenças coronárias, já que este contém polifenóis, compostos orgânicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a regular o metabolismo, o controlo do peso e até prevenir doenças cronicas e cancro.
Um dos polifenóis que recebeu mais atenção por causa dos seus benefícios para a saúde é o resveratrol, um fito nutriente com altas propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antivirais, protetoras, anti-inflamatórias, neuro protetoras e até antienvelhecimento. Os seus principais benefícios para a saúde incluem:
– Melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce; – Ajuda a purificar e desintoxicar o organismo, facilitando a perda de peso; – Protege contra doenças cardiovasculares, já que melhora o fluxo de sangue, uma vez que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos; – Ajuda a reduzir o colesterol LDL; – Melhora a cicatrização de ferimentos; – Evita doenças neurodegenerativas como a Alzheimer, doença de Huntington e Parkinson; – Ajuda a combater inflamações no organismo; – Ajuda a prevenir o cancro, pois é capaz de suprimir a proliferação de várias células tumorais.
Importante!
O consumo de alimentos fontes de resveratrol não é suficiente para garantir os seus benefícios. É fundamental que a pessoa tenha uma alimentação saudável e equilibrada e que pratique exercício físico regularmente.
Alguns alimentos ricos em resveratrol são o vinho tinto, uvas roxas, sumos de uva, cacau, chocolate preto, pistachios, amendoins, arandos e mirtilos.
Existem também suplementos de resveratrol, mas é extremamente importante falar primeiro com o seu médico ou nutricionista, já que a ingestão em excesso de resveratrol pode causar transtornos gastrointestinais, como diarreia, náuseas ou vómitos, e não devem ser tomados por crianças ou grávidas.
Ainda assim, os profissionais de saúde não recomendam que comece a consumir álcool apenas por causa destes benefícios, já que este pode ser aditivo e causar ou exacerbar outros tipos de doenças, tais como:
– Acidentes, violência ou suicídio; – Certos tipos de cancro; – Insuficiência cardíaca; – Hipertensão; – Doenças do fígado e pâncreas; – AVC; – Aumento de peso e obesidade.
Evite completamente o álcool se:
– Estiver gravida; – Tenha casos, próprios ou na família, de abuso de álcool; – Tenha uma doença do fígado ou pâncreas associados com o consumo de álcool; – Tenha insuficiência cardíaca ou coração fraco; – Tome certos tipos de medicação.
De qualquer modo, deverá sempre informar-se junto do seu médico.
Se já é consumidor de álcool, faça-o em moderação. Para adultos saudáveis isto significa:
– Até 1 bebida por dia para mulheres de todas as idades; – Até 1 bebida por dia para homens com mais de 65 anos; – Até 2 bebidas por dia para homens com menos de 65 anos.
O limite para os homens é mais alto uma vez que os homens pesam, geralmente, mais que as mulheres, e têm uma maior quantidade da enzima que metaboliza o álcool.
1 bebida é classificada como:
– 350ml de cerveja; – 140ml de vinho; – 40ml de bebidas destiladas.